Podemos dividir a história da humanidade em três partes importantes eras: agrícola, industrial e digital. Na era digital, a sociedade chamada de “sociedade da informação”, cuja cultura e a economia depende principalmente da tecnologia, comunicação e informação. Em teoria, todos participam alguma comunicação, compartilhamento de informações com base nas informações disponíveis para eles. Ainda mais, processo de troca por convergência tecnológica a comunicação fica muito mais fácil. Hoje nós podemos fazer isso informações versáteis em uma forma: a forma digital pela internet.
Muitos diferentes dispositivos são multifuncionais e usam apenas um uma pequena ficha. Por exemplo, temos acesso através de telefones celulares Internet, ouvimos rádio e música em formato mp3, enviamos e-mails, fotos, vídeos e mensagens curtas texto (SMS) entre muitas outras funções. A era é nova e o nome dado à sociedade atual é grandioso. No entanto, deve-se ter cuidado para não generalizar considerando a realidade brasileira caracterizada pela marginalização digital. Queda de preços e O crescimento da inclusão digital na internet tem sido gradual, mas ainda na velocidade da luz. Vejamos o que nos ensina o professor de ênfase em filosofia e doutor em teologia Hugo Assmann:
“A sociedade da informação é a sociedade que está sempre a constituir se, na qual são amplamente utilizadas tecnologias de armazenamento e transmissão de dados e informação de baixo custo. Esta generalização da utilização da informação e dos dados é acompanhada por inovações organizacionais, comerciais, sociais e jurídicas que alterarão profundamente o modo de vida tanto no mundo do trabalho como na sociedade em geral.
No futuro, poderão existir modelos diferentes de sociedade da informação, tal como hoje existem diferentes modelos de sociedades industrializadas. Esses modelos podem divergir na medida em que evitam a exclusão social e criam novas oportunidades para os desfavorecidos. A importância da dimensão social caracteriza o modelo europeu. Este modelo deverá também estar imbuído de uma forte ética de solidariedade. A mera disponibilização crescente da informação não basta para caracterizar uma sociedade da informação. O mais importante é o desencadeamento de um vasto e continuado processo de aprendizagem.”
Nascimento da Internet
Nesse contexto podemos falar da Internet, a Internet nasceu na década de 60, durante a Guerra Fria, nos Estados Unidos. O objetivo do Departamento de Defesa dos EUA era criar uma rede de comunicação de computadores de pontos estratégicos, o objetivo espalhar informações valiosas para que não destruídas com ataques a bomba se estiverem no mesmo servidor. Assim, a rede criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency), uma das subdivisões do departamento. Conhecido como ARPANET, que conectado ao backbone (“tronco”, ou seja, estruturas de rede que podem lidar com grandes quantidades de dados) no subsolo, dificultando cancelar o acesso à ARPANET tinha limitaçãp a militares e cientistas, demorava a chegar ao público em geral, porque temiam o uso indevido da tecnologia por civis e nações não alinhadas.
No Brasil, a conexão de computadores via rede só era possível para fins governamentais. Em 1991 o acesso às redes administrado pela comunidade acadêmica brasileira por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia estudos internacionais. Ainda mais, em maio de 1995, a rede aberta para uso comercial, deixando a rede para usada pelo setor privado. Serviços Hoje, o usuário paga pelos serviços do provedor de acesso ou estabelece uma conexão com seu computador conexão direta. Além disso, o fenômeno da Internet difere de outras formas de comunicação conhecidas até agora porque a atitude no rádio e na televisão o receptor é apenas passivo, mas no caso da internet o receptor participa selecionar e imprimir dados.
Ferramentas!
Existem várias maneiras de trocar e recuperar informações pela Internet, incluindo: a World Wide Web (www), mecanismos de busca, e-mail (correio eletrônico), ponto a ponto, IRC (Internet Relay Chat), VoIP (voz sobre IP), listas de discussão, salas de bate-papo e mensagens instantâneas. Com ele você pode acessar a própria rede diferentes ferramentas que descrevem um exemplo típico de convergência tecnológica, a simplicidade do processo fio de comunicação. A Internet existe em computadores, celulares, palms e diversos dispositivos multifuncional, Vamos voltar no tempo.
Podemos nos imaginar sem essa incrível invenção que é possível hoje ultrapassar limites, quebrar barreiras e compartilhar ideias de uma forma única? Além disso, a Internet acrescenta alfabetização (também incentiva novas leituras), ajuda a encontrar informações, resolver problemas e sem dúvida adquirir competências cada vez mais necessárias no mercado de trabalho. Ainda mais, a pergunta fica no ar, a resposta parece bastante óbvia para a maioria dos usuários desta ferramenta incrível,