A pretensão salarial é uma das perguntas que mais assusta o candidato a uma vaga de emprego, isso porque o medo de não dar uma resposta correta e perder a oportunidade bate forte.
Mas, tenha certeza, se você já passou por várias etapas de um processo seletivo, está cada vez mais perto de ter que responder sobre a sua pretensão salarial.
Mas afinal de contas, por que o recrutador quer saber sobre quanto você deseja receber pelo trabalho que vai prestar para a empresa?
PRETENSÃO SALARIAL
Saiba que quando o recrutador pergunta qual a sua pretensão salarial não se trata de uma questão de curiosidade ou mesmo de uma pegadinha.
De acordo com a especialista em recrutamento e seleção Andréa Greco, fundadora da Alcance Assessoria, esta pergunta está envolvida em uma série de estratégias que podem definir sua entrada ou não em uma empresa.
Vale ressaltar que se o candidato tem uma pretensão salarial fora da realidade há grandes chances de ele ser excluído do processo seletivo.
Outro ponto importante diante desta pergunta é a minuciosa observação do recrutador sobre o candidato quando ele está sob pressão.
Saiba como se preparar para responder sobre a sua pretensão salarial:
1 – Pense no valor do seu último salário
Tenha em mente o valor do seu último salário, você não deve pedir um valor menor do que recebeu ou está a receber, e nem muito mais alto do que vinha ganhando. O equilíbrio é fundamental.
2 – Saiba o que o mercado de trabalho está oferecendo
É sempre inteligente pesquisar o valor médio do salário que o mercado tem oferecido para os profissionais de sua área. Desta maneira você saberá até onde pode chegar.
3 – Região onde você vai trabalhar
O local onde a empresa que você pretende trabalhar está localizada é um fator importante quando se trata de pretensão salarial. Isso porque se a empresa fica em um grande centro, como por exemplo, em uma capital, o custo de vida é mais alto e sendo assim os salários oferecidos são maiores. Faça uma pesquisa aprofundada sobre o custo de vida na região onde pretende trabalhar.
Fonte: Na Prátic