O Centro de Pesquisa, Resposta e Incidentes de Segurança do Brasil (CERT.br) produziu uma cartilha contendo orientações para o uso seguro de redes sociais. Ainda mais, a publicação foi disponibilizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação Ponte BR de (NIC.br), ao qual o centro é filiado. Você pode acessá-la clicando aqui.
A publicação foi publicada em homenagem ao Dia da Internet Mais Segura (7 de fevereiro) com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e da Safer net Brasil.
O documento Redes Sociais faz parte da Cartilha CERT.br Internet Security e está dividido em duas partes: Cuidados Importantes em Redes Sociais e Cuidados com a Sua Reputação Online.
Cartilha de redes sociais
Segundo o NIC.br, a primeira parte é uma reflexão que deve fazer antes de publicar conteúdos e compartilhar informações, descrevendo algumas configurações de segurança e privacidade. A segunda parte fornece dicas para garantir um futuro profissional. Ainda mais, trata de questões de respeito à privacidade dos outros e mostra exemplos de “conteúdo impróprio que não se deve curtir ou compartilhar”.
As redes sociais se tornaram mais do que uma ferramenta de comunicação e entretenimento. Ao se registrar nesses sites, os usuários deixam pegadas digitais que ajudam a moldar suas vidas online. – sua reputação. Além disso, o que ele gosta ou compartilha diz muito sobre uma pessoa. Por isso o número contém instruções para evitar prejuízos e se proteger”, enfatiza Cristine Hoepers, diretora do CERT.br.
Ele acrescenta que a publicação fornece orientações sobre como proteger as contas de mídia social visadas por pessoas mal-intencionadas. “Uma vez atacados, eles exploram a confiança entre os usuários e a velocidade de disseminação de informações para espalhar malware [qualquer software de computador com intenção maliciosa] e realizar fraudes na rede de contatos da empresa. vítima”.
Instruções na cartilha:
Pense bem antes de postar: as informações se espalham rapidamente nas mídias sociais e, depois que algo postado, é difícil removê-lo ou verificá-lo. Lembre-se: uma vez enviado, sempre enviado;
Seja seletivo ao aceitar seguidores: quanto mais ampla sua rede, mais visíveis seus dados, mensagens e lista de contatos. Isso aumenta o risco de uso indevido de dados. Configure sua conta para o mais privado possível e verifique a identidade da pessoa antes de aceitá-la em sua rede;
Acesso seguro à sua conta: crie senhas fortes e ative a verificação em duas etapas; ativar alerta e notificações sobre tentativas de acesso às suas contas e alertar sobre contas que dão acesso a terceiros;
Se uma de suas contas invadida: altere sua senha e siga as instruções para recuperar o acesso, se necessário;
Cuidado com aplicativos de terceiros: aplicativos de jogos, testes de personalidade e edição de fotos podem armazenar suas informações pessoais, fotos, histórico de navegação e lista de contatos para vários abusos. Por favor, considere cuidadosamente e leia os termos de uso e privacidade antes de conceder acesso; Ajuste as configurações de segurança e privacidade das plataformas: Elas ajudam a determinar quais informações sobre você são compartilhadas e como suas informações são processadas.
Atenção nas dicas.
Personalize as suas redes sociais como se sentir confortável: encontrando um equilíbrio entre descoberta, segurança e privacidade;
Cuidado com o que você gosta ou compartilha: suas interações sociais, curtidas e compartilhamentos dizem muito sobre você porque mostram seu apoio a esse conteúdo. Se o conteúdo não for razoável, pode haver consequências, incluindo consequências legais.
Respeite a privacidade dos outros: Evite falar sobre ações, hábitos e rotinas de outras pessoas; pense como eles se sentiriam se este se tornasse público. Também peça permissão antes de postar imagens para que outras pessoas vejam ou compartilhem as postagens de outras pessoas.