Você sabe o que é um projeto? No dicionário essa palavra tem vários significados, inclusive projeto é a vontade, desejo ou intenção de realizar algo. É muito comum associarmos isso a algo no futuro, como uma viagem ou a compra de um imóvel. Na verdade, existem vários tipos de projetos: projetos de pesquisa, esboços, descrições escritas e detalhadas. Os projetos estão presentes no dia a dia de muitas pessoas e em diversas áreas de trabalho, inclusive na vida empresarial! Muitas pessoas não entendem o significado e a importância de tratar essas iniciativas como projetos. Portanto, neste post vamos explicar detalhadamente o que é um projeto e a diferença entre um projeto e um processo. Faixa:
O que é um projeto?
Um projeto é um esforço temporário de resultado único com recursos limitados. Um projeto pode ser social, pessoal, cultural, comercial ou de pesquisa. Abordaremos todos os tipos mais tarde. Essa definição de projeto vem do PMBOK, o guia mais utilizado em gerenciamento de projetos. Foi criado pelo PMI (Project Management Institute), uma organização sem fins lucrativos cuja missão é disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos pelo mundo. Para entender melhor a definição de um projeto, vamos decompô-lo:
Para entender melhor a definição de um projeto, vamos continuar em parte:
Um projeto é temporário porque deve ter datas de início e término definidas. Por exemplo: Se você planeja criar sites, as datas de início e término o projeto é pré-definido, certo?
Geralmente, um projeto é iniciado visando criar um produto ou serviço, ou simplesmente melhorar algo que já existe. Portanto, deve haver um escopo original de trabalho a ser feito, ou seja, descrição, mesmo que seja uma peça. Isso ajuda a tornar o resultado único e o facilita o processo de desenvolvimento deste projeto, pois ainda possuem funcionalidades. Para, nenhum projeto é igual ao outro.
Acordar os custos e recursos como mão de obra, materiais utilizados, infraestrutura, recursos e prazos no início do projeto, trabalhar em conjunto para não faltar mão de obra para a conclusão do projeto, isso excede o orçamento disponível. “A visão do projeto pode ser utilizada de várias formas no nosso dia a dia, mas o importante é que os projetos sejam realmente tratados como projetos. E tem 3 que pulo do gato é! Atribuir a devida importância aos projetos (o que eles têm desde o início, prazos, custos, recursos e objetivo principal) aumenta a probabilidade de “serem concluídos com sucesso!
Um exemplo de como funciona o projeto
Vamos pegar um exemplo da vida cotidiana: suponha que uma pessoa queira perder peso. Se ele não enxergar essa vontade como um projeto, pode não conseguir realizar seu objetivo ou pode demorar mais para conseguir o que deseja. Porém, se ele determinar quantos quilos quer perder, determinar quanto tempo tem para isso e os limites (quais são seus gastos para atingir a meta – por exemplo, academia e nutricionista -). Então a probabilidade é que isso essa pessoa vai perder. reach “Agora vamos pegar esse exemplo para o seu ambiente de trabalho: se você quer lançar um novo site mais moderno e que melhor atenda às expectativas dos seus clientes, comece a tratar a ideia como um projeto real. Crie oportunidades de aplicação, planeje recursos, preveja riscos e defina uma data de entrega.
1. Projetos sociais
Projetos deste tipo podem ser individuais ou coletivos. O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida de pessoas e/ou comunidades. O ponto de partida destes projetos, na sua maioria não remunerados, é sempre a realidade da sociedade, misturada com a vontade de mudança. Governo) que organizam campanhas de arrecadação de roupas para distribuir a pessoas carentes. (Atualmente, estão incluídos no programa projetos sociais cujos objetivos devem alcançar. Até que essas metas sejam alcançadas, serão implementados projetos que promovam sua consecução.
2. Projetos culturais
Com foco em levar à população todas as formas de expressão artística como dança, música e teatro. Os resultados dos projetos culturais podem ser diversos: produção de filmes, produção de livros, restauração de museus, etc. A implantação desse tipo de projeto nem sempre traz retorno financeiro.
3. Projetos de pesquisa
Em um projeto de pesquisa, o pesquisador declara o que quer estudar, quais são as intenções da pesquisa, quanto tempo levará e qual é o custo esperado do projeto. Para um médico como médico, Por exemplo, você pode desenvolver esse tipo de projeto para encontrar a cura para um problema de saúde específico. Ainda mais, para fazer isso, ele deve especificar em detalhes o que está procurando e seus objetivos. Para este tipo de projeto, é muito importante definir um orçamento claro e definir um prazo muito claro. Isso evita que o projeto continue por muito tempo sem atingir seus objetivos.
4. Projetos empresariais
Em um projeto empresarial, o objetivo é criar oportunidades, aprimorar as soluções de uma empresa existente ou estruturar um novo negócio. Um exemplo fácil de entender é o de um empresário que deseja abrir um restaurante. Antes de iniciar este novo negócio, ele procura o local mais adequado, calcula quanto vai gastar neste projeto, organiza todas as questões burocráticas que a nova instituição deve passar e. só depois disso, iniciam novos negócios. Essas atividades devem ser organizadas da melhor forma, para que esse empresário não gaste dinheiro na hora errada ou demore muito para iniciar um novo negócio.
5. Projetos pessoais
Os projetos pessoais ou projetos de vida são geralmente individuais e baseados em duas questões: “O que eu quero para mim?” e “como faço para conseguir isso?”. Geralmente, as pessoas estão acostumadas a pensar e idealizar algo. futuro e estabeleça uma meta, seja um cargo em uma empresa, viagens, aquisição de bens materiais, etc. “Por exemplo, comprar uma casa é considerado um projeto pessoal. Antes de comprar um imóvel, você prepara para esse investimento, analisa as condições financeiras, marca a data da mudança e por fim consegue.
A diferença entre projetos e processos
Um processo é qualquer coisa com atividades repetidas, esforço constante sem tempo. é definido e não tem resultado único. Por exemplo: uma dona de casa organiza e limpa sua casa por dias seguidos. Podemos chamar esse processo por suas tarefas serem as mesmas, elas não mudam. Suponha que ele decida fazer uma reforma de dois meses na casa. Neste caso estamos falando do projeto porque é algo temporário com um resultado único. E depois da reforma, quando a casa já estiver pronta, a dona de casa pode voltar a fazer seus processos de limpeza normalmente.